Com entrada gratuita, a peça teatral de bonecos remonta as vidas secas dos sertanejos de Graciliano Ramos
Por: SESI Itu
27/09/201811:47- atualizado às 17:18 em 27/09/2018
O sertanejo Fabiano, protagonista do romance “Vidas secas”, é um homem seco, rude, de pouca habilidade na fala. E é essa aridez de recursos de comunicação que é transposta para a montagem, sem palavras e baseada na manipulação de bonecos e máscaras. Somam-se referências à obra de Candido Portinari (em particular, à série de quadros “Os retirantes”) e a fotografias de Sebastião Salgado (do livro “Gênesis”) e está montada uma paisagem poética da história da família de retirantes que foge da seca do sertão nordestino.
Durante a história, uma série de imagens de beleza e impacto incomuns transmitem ao espectador a sensação de angústia e esperança sertanejas, que transcende os regionalismos geográficos e a temporalidade das épocas. O discurso literal e textual não seria suficiente para fazer com que o público contemporâneo se emocionasse e fosse afetado pelo texto. Suprimir a palavra é essencial para dar espaço ao público como parte (re)criadora do texto e do contexto da obra.
O espetáculo integra o projeto Terrotório SESI-SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional.
SERVIÇO
Vidas Secas - Grupo Caravan Maschera
Teatro de animação, juvenil-adulto, 60 minutos | Classificação indicativa: 10 anos
Data e horário: 11 de outubro, quinta às 14h
Entradada gratuita - Faça sua reserva pelo MEU SESI, acesse: http://www.sesisp.org.br/meu-sesi