O que está buscando?

Mais de 150 atletas estreiam no Circuito Paulista SESI-SP de Skate Street em Diadema

Em 2018, a quarta etapa do circuito realizada no SESI Diadema, recebeu mais de 100 atletas. Neste ano na estreia do evento, a unidade do ABCD Paulista registou aumento de 50% de inscrições.

 Por: Elaine Casimiro, SESI Diadema
24/05/201910:47- atualizado às 09:13 em 12/06/2019

Manobras radicais em nova pista modular com diferentes níveis técnicos e retorno de atletas que participaram das etapas do campeonato no ano passado marcaram a estreia do Circuito Paulista SESI-SP de Skate Street em Diadema realizado no último final de semana (18 e 19 de maio).

Cerca de 1.500 pessoas prestigiaram essa primeira etapa do circuito que recebeu mais de 150 atletas de diversas localidades do país inscritos para competir nas categorias Mirim, Iniciante, Amador e Feminino. Comparado com a quarta etapa realizada no ano passado em Diadema, esse primeiro circuito registrou aumento de 50% de inscrições.

De acordo com o especialista em esporte, Rui David Marques já é possível mostrar a evolução do campeonato, principalmente no número de participantes. “Nessa etapa, de todas que a gente fez no ano passado, é o que teve maior quantidade de atletas mirins e iniciantes. Portanto, crescendo o número da base faz com que mostre o desenvolvimento do nosso trabalho junto à Federação Paulista de Skate (FPS). Além de atrair novos atletas, reforça que estamos no caminho certo valorizando a modalidade”, explicou Rui que também é um dos coordenadores do evento pelo SESI-SP junto com a diretoria da FPS.

Os três melhores colocados de cada categoria, julgados de acordo com critérios técnicos da modalidade, FPS, levaram para casa troféu (1º, 2º e 3º lugares), além de medalha. Os classificados entre a 4ª e 8ª posição ganharam medalha de bronze.

 

Sábado: mais de 50 atletas inscritos

Cerca de 23 jovens da categoria ‘Mirim’ iniciaram com muita emoção a temporada do circuito. O campeão foi o skatista de Ribeirão Preto, Nicolas Silva Cordeiro, seguido pelos jovens Miguel Leal da cidade de São Paulo e Gabriel Tesser morador de Santo André.

No período da tarde foram para pista os 25 skatistas da categoria ‘Iniciante’. O jovem paulista Pablo Gustavo Gomes conquistou o 1º lugar, seguido pelos skatistas da cidade de São Carlos, Victor Lopes e Matheus Souza.

 

Domingo concorreram os atletas da categoria ‘Amador’ e ‘Feminino’

Mais de 90 skatistas concorreram na categoria ‘Amador’ passando por várias etapas: classificatória, semifinais e os oito melhores para a fase final. Subiram ao pódio o skatista de Piracicaba, Lucas Pinheiro que conquistou o 1º lugar, o jovem de Barueri Wesley Santana Silva ficou na 2ª colocação e o Santista, João Formiguinha de Santos conquistou o 3º lugar.

Mostraram o empoderamento feminino na pista as 14 meninas inscritas na categoria voltada especialmente para elas. A campeã foi a Giovanna Silva Dias moradora de Santo André, seguida das skatistas Isabelle Menezes de São Vicente e a carioca Giovana Moreira.  

 

A garota de 8 anos que esbanjou estilo e muita personalidade nas manobras

No domingo uma menina muito estilosa chamou atenção do público pela simpatia e alegria de estar na pista com seu skate. A grande Luisa Oliveira da Gama saiu de Campinas com seu pai para participar pela segunda vez do Circuito Paulista SESI-SP de Skate. Das 14 participantes da categoria Feminino, ela garantiu a décima colocação.

“A Luisa conheceu o esporte na etapa realizada no ano passado em Campinas. Foi a primeira vez que participou de uma competição de skate. Ela tomou gosto pelo esporte e hoje foi possível notar a evolução técnica”, relatou Rui reforçando que o trabalho realizado pelo SESI-SP e FPS permite que mais atletas de diferentes níveis técnicos participem dessas etapas.

 

O projeto SESI-SP Skate

O Circuito Paulista SESI de Skate marca os primeiros passos do projeto SESI-SP Skate, para o desenvolvimento da modalidade que passa a integrar os Jogos Olímpicos na edição de Tóquio 2020. Além da competição, o projeto SESI-SP Skate contará com a construção de um Complexo de Skate em Itaquera, na zona leste de São Paulo, que abrigará uma pista de 2.000 metros quadrados. Outras 16 unidades receberam em 2018 kits para a prática do esporte. Professores da rede também receberam treinamento sobre a modalidade, que passará a fazer parte do Programa Atleta do Futuro.

“Investir na modalidade reforça uma característica muito importante do SESI-SP que é promover o lado social da comunidade. E neste contexto é a comunidade que faz o skate”, declarou o especialista em esporte Rui.

Os atletas que participaram dessa primeira etapa podem retornar nas próximas fases do campeonato. O SESI-SP ainda sediará duas outras etapas: em Guarulhos nos dias 29 e 30 de junho e em Osasco entre os dias 17 e 18 de agosto. Cada etapa dá a chance de o atleta somar pontos, portanto subir no ranking e concorrer ao pódio na final do circuito.

Ranking Geral - Mirim
Atleta  Pontuação geral
Nicolas Silvio Cordeiro  105,50
Miguel Leal - Miguelzinho 100,12
Gabriel Tesser 83,73
Felipe Del Rosso - Piolho 75,17

Heverton Farias - H2O

60,67

Francisco Dante Evaristo

57,13

Matheus João de Almeida 

53,33

Adrian Fernando Moura 

35,67

 

Ranking Geral - Iniciante 
Atleta Pontuação geral 
Pablo Gustavo Gomes  121,50
Victor Lopes 102,50
Matheus Souza  102,40
João Suisso 101,15
Lucas Gabriel  90,75
Henrique Valadão  88,75
Anderson de Oliveira  84,97
Gabriel Cruz  84,83

 

Ranking Geral - Feminino
Atleta  Pontuação geral 
Giovanna Silva Dias  48,39
Isabelle Menezes  41,61
Giovana Moreira  41,56
Giulia Scorza  36,78
Luiza de Sá Guimarães  33,61
Rafaela Murbach  32,83
Atali Mendes - Narizinho  22,39
Kejane dos Santos  17,94

 

Ranking Geral - Amador
Atleta  Pontuação geral 
Lucas Pinheiro  66,22
Weslley Santana Silva  64,67
João Formiguinha  64,33
Gabriel Aguilar  63,89
Guilherme Alves  62,89
Matheus Texeira  61,61
Kleber Fabiano  54,56
Guilherme Parada  50,56

Leia também